Festa de Iemanjá em Salvador

Dia 2 de fevereiro é dia de Iemanjá, dia de festa para a rainha do mar e a praia do Rio Vermelho, em Salvador, é o ponto para essa celebração mágica!

Em torno das 4h da manhã já é horário para correr pra lá para viver uma experiência única e presenciar as comemorações de uma das festas mais populares, intensas e tradicionais da Bahia

Festa de Iemanjá em Salvador

Ver o sol nascer da praia do Rio Vermelho, com os pés na areia, ao som dos tambores e pontos da Umbanda e do Candomblé é uma das experiências mais incríveis que você viverá em Salvador!

A Festa do Dia de Iemanjá em Salvador começa na noite do dia 1, na Casa de Iemanjá no Rio Vermelho. Os fiéis passam a noite cantando e celebrando Iemanjá ao som dos tambores e fazem fila para deixar sua oferenda junto ao presente principal a Iemanjá, que é levado para alto mar pelos pescadores às 16 horas do dia 2 de fevereiro.

Entre o dia 1 e 2, as areias da Praia do Rio Vermelho se transformam em uma mistura de celebrações, sendo que o 2 de fevereiro em Salvador é considerado por muitos o ‘ano novo baiano’.

Iemanjá: a Raínha do Mar

Iemanjá vem de uma expressão Iorubá que significa ‘Mãe cujos filhos são peixes‘. É um orixá muito respeitado e cultuado, e, por isso, a festa em sua homenagem é tão importante.

Ela é descrita como uma bela sereia de cabelos longos e vestido azul, que é também chamada de Janaína, e é considerada a protetora dos pescadores, jangadeiros e homens que ganham sustento no mar.

A história da Festa de Iemanjá no Rio Vermelho, em Salvador

A história conta que a tradição do Cortejo de Iemanjá no Rio Vermelho começou em 1923, depois de um período de escassez de peixes que os pescadores do bairro começaram a fazer oferendas pra Iemanjá pedindo mar tranquilo e abundância de peixes.

Desde então, a rainha do mar é celebrada em 2 de fevereiro, em uma festa linda, cheia de cores, sons e fé, muita fé!

A Festa de Iemanjá em Salvador Hoje

A festa, como tradicional e esperada, lota as areias do Rio Vermelho e é preciso chegar cedo para ver de perto todas as belezas e sentir a energia completa!

As homenagens à rainha do mar já começam na noite de 1 de fevereiro, e é muito legal ir até a praia no final do dia para começar a sentir o clima da festa. Além disso, o pôr do Sol do Rio Vermelho é espetacular!

E, no dia da festa, 2 de fevereiro, toda a região do Rio Vermelho fica interditada, por isso chegue cedo (isso quer dizer antes das 5h!), pois é quando a celebração da Festa de Iemanjá começa oficialmente, com uma alvorada de fogos que sempre conta com a presença de Carlinhos Brown.

Você não vai se arrepender de ver o sol nascer ao som dos tambores. É algo mágico.

E durante o dia, você pode acompanhar vários grupos de samba, percussão e capoeira na orla do Rio Vermelho.

Aproveite para agradecer, renovar as energias, pedir muito axé para todo o ano com um banho de pipoca! Que tal?


Em várias outras praias de Salvador há pequenas celebrações à Iemanjá. A festa do Rio Vermelho é a mais tradicional e antiga, por isso, também a mais movimentada.


Dica: para curtir bem a festa e encarar a multidão leve apenas o essencial, roupas leves e muita água.


Venha curtir a Festa em Salvador