Roteiro Tradicional de 3 dias

Salvador tem aqueles pontos turísticos mais que especiais e que você precisa conhecer enquanto estiver por aqui.

Montamos um roteiro tradicional que dá para fazer em apenas 3 dias. Visitaremos os locais que contam um pouco da história da nossa cidade, assim como aqueles com uma paisagem incomparável. Confira!

Dia 1: descobrindo o que conta a história e religião de Salvador

O primeiro destino do nosso roteiro por Salvador é um dos maiores cartões-postais da cidade: o Centro Histórico.

A primeira parada deve ser o Mercado Modelo. Aqui você encontrar todo tipo de arte que representa a cultura baiana, além de poder aproveitar o restaurante Camafeu de Oxossi, que tem uma variedade de pratos típicos e uma vista super agradável para a Baía de Todos os Santos.

Depois de fazer as suas compras no mercado e experimentar a culinária local, basta atravessar a Praça Cairu e encontrar outro o cartão-postal de São Salvador: o Elevador Lacerda.

Daqui você já parte para descobrir o Pelourinho e poder conhecer grande parte da história da capital baiana.

No Pelourinho, recomendamos algumas paradas:

  • Praça da Cruz Caída;
  • Igreja de São Francisco;
  • Largo Terreiro de Jesus;
  • Casa do Carnaval;
  • Memorial das Baianas;
  • Fundação Casa de Jorge Amado;
  • Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos;
  • Casa do Olodum;
  • Catedral Basílica.

Claro que circulando entre os pontos acima, você ainda descobrirá muitos cantinhos especiais pelo Pelô. A nossa dica mais que especial é que você reserve uma manhã ou uma tarde inteira para fazer esse passeio. Sem pressa e sem deixar de aproveitar todos os monumentos locais.

Do Pelourinho, você pode seguir para o Memorial Irmã Dulce, que fica aqui pertinho. O local onde viveu e morreu o 'Anjo Bom da Bahia' é hoje uma linda praça e um museu com visita bastante agradável.

Do memorial você pode seguir por cerca de 5 minutos de carro e chegará na Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. A igreja que também é um cartão-postal da cidade, recebe visitantes de todos os lugares do mundo diariamente.

Aqui você pode visitar o Museu da Misericórdia, onde conhecerá história de devotos que alcançaram suas graças, visitar as lojinhas de produtos religiosos e, claro, amarrar a sua fitinha na grade da igreja. Não esqueça de fazer os seus três pedidos com muita fé.

No final da tarde, nossa indicação é o Farol da Barra. Aqui dentro funciona o Museu Náutico da Bahia, além de ser possível ter uma vista incrível de grande parte da orla soteropolitana.

Se estiver por aqui no final da tarde, aproveite para admirar o pôr do sol atrás do farol.

Dia 2 – Circulando pelas principais praias de Salvador

Começaremos nosso circuito pelas principais praias de Salvador pela Praia da Barra. Você já esteve aqui ontem, mas hoje curtirá mais do sal e do sol da capital. A Praia da Barra é considerada um point Gay Friendly da orla soteropolitana, mas conta com pessoas de todas as tribos.

- DICA ESPECIAL: para os turistas que não gostam de praia muito movimentada, a nossa dica é evitar a Praia da Barra aos domingos, quando circula o maior número de pessoas.

Da Praia da Barra partimos para aproveitar um pouco da Praia do Buracão, no Rio Vermelho. Hoje, essa é a segunda praia mais movimentada da capital e tem um cenário muito bonito. O pôr do sol daqui também é único. Indicamos a visitação no final da tarde.

As praias de Amaralina e Pituba quase que se misturam em uma só. Os dois bairros também têm praias bem movimentadas, dessa vez por um público mais jovem e surfistas.

Seguimos pela orla e passamos por Piatã, Jaguaribe e, por fim, a famosa Praia de Itapuã. Na última você encontra um maior número de pessoas e o famoso Acarajé de Cira, tradicional na cidade.

Para quem gosta de praias mais tranquilas, Stella Maris, Flamengo e Vilas do Atlântico são nossas dicas.

Dia 3 – Admirando as melhores vistas de Salvador

Tudo bem que até aqui você já passou por muitos lugares com vistas incríveis. No entanto, Salvador ainda guarda algumas preciosidades e vale a pena tirar um dia para conferir todas elas.

Indicamos que você visite o Solar do Unhão, que fica atrás do Museu de Arte Moderna da Bahia – você pode aproveitar e já fazer os dois passeios, inclusive. No Solar do você ainda encontra a Capela de Nossa Senhora da Conceição e uma antiga senzala que valem a sua parada.

Do Unhão, você pode partir para a Ponta de Humaitá, que fica na Cidade Baixa. Aqui você também encontra alguns prédios antigos e pode conhecer mais da história da cidade, como a Igreja e o Mosteiro de Nossa Senhora de Monte Serrat.

Saindo de Humaitá, você descerá para a famosa Ribeira. O bairro do subúrbio de Salvador tem uma das vistas mais charmosas da cidade. Recentemente, a orla da Ribeira foi totalmente reestruturada, ganhando um calçadão e locais para curtir o final da tarde.


O que achou do nosso roteiro de 3 dias em Salvador? Depois nos conta como foi a sua experiência. Marca a gente nas redes sociais. Queremos ver as fotos dos seus passeios!

Reservar Quarto Agora